Acompanhe o RSS: Artigos | Comentários | Email

Os desprezíveis

2 comentários

Os desprezíveis capricharam. Diria até que surpreenderam.

Houve sim solidariedade em relação à tragédia em Santa Maria, mas houve também… não saberia qualificar o que houve.

Um exemplo (pesquei daqui):

“O povo do sul não ama churrasco? Está tendo um monte lá em Santa Maria”

E houve o velho preconceito:

“Isso não pode ser verdade. O meu Rio Grande não merece isso. Se fosse no Amazonas, Piauí, na Bahia, no Ceará, onde não há vida inteligente, tudo bem. Mas no meu Rio Grande e logo na cidade do meu falecido pai é de cortar o coração. Estou de luto”

Parte da internet está prenhe de fascismo.

Mas o pior aconteceu nos jornais. O Globo publicou uma charge medonha de Caruso:

caruso

O neocon Noblat postou no seu blog:

Captura de Tela 2013-01-28 às 12.34.57

Diante da reação do público, Noblat lançou a seguinte pérola: Chico não fez humor. Charge não serve apenas para fazer humor. Serve pra quê, cara-pálida? A charge, assim, é uma crítica política? E pra que uma crítica política nesse momento? Politizar uma tragédia dessa é doença política. Não satisfeito, Noblat resolveu fazer uma enquete, indagando se Dilma visitou os familiares das vítimas por “puro oportunismo político” ou se era “tarefa de praxe” ou “não sei”. Noblat é tão cínico que nem esconde que o oportunista é ele mesmo. Esquece (?) que o gesto de Dilma é inquestionável. Como presidente, Dilma encarna a chefia de Estado e de Governo — seu gesto de solidariedade foi absolutamente adequado ao contexto. Ela é presidente de todos os brasileiros, imbecil!

Já o rola-bosta da Veja acusou Lula de “exploração política”, simplesmente porque o ex-presidente manifestou no facebook sua solidariedade às vítimas. Lula? De novo!? Esses celerados só pensam nisso? No acidente da TAM, acusaram Lula de assassinato — lembram-se?

E, nos portais da mídia tradicional, tome exploração midiática. São vampiros do sofrimento alheio. Jornalismo urubu! Pra que postar tanta mensagem de sofrimento, tanta entrevista sobre o óbvio da dor, tanta foto dos mortos, tanta informação irrelevante? Isso é matar todo mundo novamente. Luto é respeito e comedimento, e não logorreia que não traz sentido algum à tragédia.

Querem uma charge com uma crítica adequada ao momento? Lá vai:

charge280113-600x531

Algumas reações contra a charge de Caruso (todos da esquerda, aliás. ) — aqui:

Gilson Caroni Filho, no Facebook

Esta é a charge da primeira página de hoje de O Globo. Uma total afronta aos mortos e ao sentimento de seus parentes e amigos. Para travar a luta política, o jornal da família Marinho não faz humor; produz escárnio, ódio, desrespeito. Quem é pior? O jornal que publica ou o chargista que se dispõe a fazer o serviço sujo? Se você tem assinatura desse pasquim de direita, cancele. Se o compra nas bancas, deixe de fazê-lo. Amigos, não houve falhas ou gafes. A ” gracinha” do Caruso é a ilustração da linha editorial do jornalismo de esgoto.

*****

Rudá Ricciem seu blog

Será que qualquer discussão política em nosso país tem que vir acompanhada deste infantilismo bestial? Não dá para elevar um pouco o nível, até atingir o nível da humanidade?

Cancelei minha assinatura do jornal O Globo porque, nas eleições presidenciais, os editores transformaram o jornal num panfleto eleitoral. Liguei informando (sei que foi ingênuo, mas meu fígado pedia) o motivo: se for para contribuir com alguma campanha, faço doação direta, sem intermediários. Vejo que a opinião de um assinante conta pouco, hoje, na trilha da difamação a qualquer custo, com ares de crítica. Não dá. É o abandono de tudo o que parece mais caro à quem tem alma. Mesmo para aqueles que desprezam ou nem sabem que têm alma.

*****

Renato Rovaiem seu blog

Esse jornalismo urubu perdeu completamente a capacidade de enxergar limites e de buscar alguma razoabilidade para a sua ação. Vale tudo para agradar aos que lhes pagam o soldo. Vale tudo para construir um discurso de ódio contra as posições políticas das quais não compartilham. Sinceramente, achei que só no limbo dos comentários anônimos fosse possível encontrar algo do nível desta charge do Chico Caruso publicada por Noblat. Sou um ingênuo. Esse pessoal que já havia transformado o acidente da TAM em um evento político, quer fazer o mesmo com Santa Maria. São carniceiros que evocam o que chamam de liberdade de imprensa para esse tipo de coisa.

*****

Gerson Carneiro, em comentário aqui

Charge de mau gosto sobre a tragédia em Santa Maria, de autoria de Chico Caruso, publicada na seção “Humor” no blogue do Ricardo Noblat. São esses aí os que “são sempre do contra” que a Dilma falou.

DimasLins
  1. André Tricolor Virtual

    Pois é Artur … Zombaria pra lá de lamentável, tão aterrorizante quanto a maneira que as centenas de vidas se perderam!

  2. A internet está lotada desse tipo de gente. Felizmente,acho eu, ainda são minoria. inacreditável.

    Quanto ao momento Caruso/Noblat,totalmente inadequado. Não é uma questão de ser politicamente correto, é uma questão de bom senso e humanidade.

    Dilma fez o que qualquer chefe de estado faria, e se, num ataque de insanidade, não o fizesse, seria linchada pelos que a chamam de oportunista.

    A comoção não é nacional, é mundial; e não há como ser de outra maneira. Só um demente ignora tal fato e perpetra uma abominação igual a essa levada a cabo por Noblat e Chico Caruso.

    Quanto à obsessão por Lula, nem Freud explica. Choque elétrico neles.

Deixe um comentário