Acompanhe o RSS: Artigos | Comentários | Email

A nova raça inferior

39 comentários

Durante a eleição, não comentei sobre a desigualdade regional e o quanto o seu combate estava em jogo nessa campanha. Pernambuco, hoje, é uma “locomotiva” econômica; a região brasileira do Nordeste cresceu bastante durante o governo Lula. O crescimento, aqui, é visível; não é de ver para crer, está na cara. E não é um crescimento econômico baseado no bolsa família — um raciocínio típico da economia vulgar, utilizada pelos jornais de São Paulo. É muito mais amplo e diversificado.

Era fundamental a vitória de Dilma, mesmo com todas as ressalvas que nutro em relação ao lulismo. Um projeto político e econômico, que não inclui as regiões brasileiras mais pobres no desenvolvimento brasileiro, jamais será nacional. O projeto serrista, vide a política de FHC para a região Nordeste, é baseado no hegemonismo regional. Serra não conseguiu desmanchar essa evidência; ao contrário, acentuou a percepção de que os tucanos e os demistas, na sua apologia do mercado, estão pouco se lixando para “regiões improdutivas”.

Mas o assustador é perceber o quanto esse crescimento assusta o conservadorismo no sul e no sudeste. Nessas regiões brasileiras, o “nordestino”, essa invenção sócio-cultural,  vai virando “raça” ou “etnia”. Nesse sentido, o voto em Serra foi, também, o voto de uma base social ultraconservadora que nutre, de forma escancarada, um acentuado preconceito (já, já “racismo”) contra o “nordestino”.

Não tenho, nesse momento, muito saco para comentar as falácias de que o Nordeste, por causa do bolsa família, deu a vitória a Dilma. Estou ressacado e, ainda, tem comemoração no final da tarde. Minha bebida favorita tem uma propriedade mágica: cerveja lava cerveja. Acho apenas um fato incontestável o preconceito, seja velado, como o produzido pela mídia e pela intelligentsia de direita, seja escancarado, como o exemplo abaixo.

Na verdade, a tuitagem abaixo diz tanto, que não preciso escrever nada. É só ler e ficar perplexo. Embora os comentários não sejam representativos da população de brasileiros que moram no sul e no sudeste do país, é sintoma de um senso comum mais ou menos partilhado entre brasileiros que fazem parte do que chamei “base social ultraconservadora”.

PS: esse preconceito pode ser explicado biologicamente. Pode ser inveja racial. O Centro de Estudos Genéticos (Cenesgene) asseverou, por meio de pesquisas inquestionáveis, a superioridade racial do nordestino. As explicações são várias: a) o clima: a evolução selecionou os mais aptos para aguentar o sol e o calor nordestinos — é de lascar, podem crer; b) a alimentação: enquanto os brasileiros do sul e do sudeste alimentam-se de BigMacs, os nordestinos, de mandacaru e de rubacão (baião de dois que, dada a sua versatilidade, pode virar posição sexual camasutriana; talvez, isso explique a impressionante fertilidade dos nordestinos) e, enfim, c) o gene da preguiça: os nordestinos são seres superiores, que cultivam a cultura e a música populares, por exemplo. Lembro que os gregos eram preguiçosos (Sócrates, Platão e Aristóteles, entre outros, não trabalhavam). Enquanto os nordestinos nutrem seus cérebros, com iguarias sofisticadas, os brasileiros do sul e do sudeste trabalham por todos os tupiniquins (incrível, não param de trabalhar, adoram trabalhar, morrem de trabalhar).

PS2: pesquei os comentários abaixo aqui, a partir de um outro no NPTO:


clip_image001[6]

@jrbarbassaRubão!

Meu voto é seu. RT: @LuizaFearless Ainda vou me candidatar a presidente. E a primeira coisa que farei é jogar uma bomba no Nordeste. ADEUS!

clip_image002

@romariuk_Romário Dias

É, tamo fudido! E quando eu digo que só tem filho da puta no Nordeste, ainda me xingam.

clip_image004

@FBFCTIMAOAlberto Suguimoto

@Bekinha20 eu acho q os burros manda + que os inteligente eu to cansado q nos do sudeste pagar por culpa do povo de cima

clip_image007

@paulomonteiro90Paulo Monteiro

O pior é pensar que oNordeste escolhe o Presidente, mas nós é que pagamos a conta… Deplorável.#euquero45

clip_image008

@igorfelipe13Igor Felipe¹³

Parabens povo do Nordestevocê acaba de conseguir a Legalização do aborto!!

clip_image009

@leonardkim_Leonard Kim

EI, NORDESTE/NORTE. VAI TOMAR NO CU.

clip_image011

@daniel_apcDaniel Veras

dilma devolva o nordeste pra africa! UHAHUAUHAUHAHUAHUUAH

clip_image013

@Rubens_CoachRubens Pimentel Neto

O #nordeste elegeu dilma. Agora façam por merecer, trabalhem e estudem. Chega de B. Familia e mamatas. So trabalho e mais trabalho.

clip_image014

@leosantos9leo santos lima

@filipemarchezi deve ser pura coincidencia o nordeste ter um dos piores níveis de escolaridade…

clip_image015

@TiagoTec_HQTiago Tec

Dilma so ganhou por causa do povo do norte e nordeste , tudo morto de fome Ñ consegue trabalhar , que viver com bolsas famila , escola , etc

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

@nic0liN

Região Sul e Sudeste é maioria Serra. Região Norte eNordeste é maioria Dilma. Que tal separar o Brasil em dois países e elegerem os dois?

clip_image018

@MahJaicoMah Jaico

Deus! Salve os Brasileiros doNordeste!!!

clip_image020

@tamignataTami Gnata

@gina099 Vc lembra qdo nossos 3 estados do Sul quiseram se separar doNordeste? Eu fui contra agora se a idéia voltar vou ser a favor.Afinal

clip_image021

@gina099gina099

@tamignata exato…é que la o povo gosta de ganhar o peixe assado ja..n quer aprender a pescar..da trabalho sabe?/

clip_image022

@anaflalAna Flávia José

Como eu havia escrito , o sul do Brasil ainda pensa …. já onordeste temos medo …..

clip_image024

@MoreiraFilhoSCEduardo Duda Moreira

E nos em SC e no sul continuaremos trabalhando pro povo do nordeste ficar deitado na rede, fazendo filhos e recebendo o bolsa familia!!

clip_image025

@jcarandina__Jaqueline Carandina

todo mundo que eu conheço votou no serra, como essa mulher pode tá ganhando? por isso sou a favor de separar donordeste, povo burro.

clip_image027

@marijasaitis_mari jasaitis

Já era.. quem vota no Serra foi viaja e justifico voto só fico o povo do nordeste e do norte pra f* com todo mundo

clip_image029

@pedropapitoPedro Papito

RT @paahh_melzzi: onordeste nao deveria faze parte do Brasil ¬¬

clip_image030

@FernandaLago12Fernanda Lago

a Dilma ganha disparada nonordeste, será pq em? kkk deve ser pq lá só tem analfabeto burro.

clip_image031

@LuizdeMenezesLuiz de Menezes

Parabéns Nordeste, mais uma vez vcs foderam o país!

clip_image032

@vieira_nettoAntonio Vieira

Os Eleitores do Nordestevotam com a Barriga, não com a cabeça!!! (Ainda bem que eu Voto #Serra45)

clip_image033

@kaakii_menezesCarla Menezes

NORDESTE, eu ODEIO VOCÊ, ODEIO VOCÊ, ODEIO VOCÊ!

clip_image034

@rosantanarsRoberta Santana

@andredifoccus no nordesteeles não tem computador também. Nçao incluiram no bolsa familia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 🙁

clip_image035

@alexandreslsAlexandre S Levorato

Se eu algum dia ser presidente vou desanexar a porra doNordeste e do Norte do resto do Brasil, #13neles é o caralho. Regiões de escrotidão!

clip_image036

@rafaelramosfRafinha Ramos

To vendo que meus pais vão ter que trabalhar muito pra pagar as várias ‘bolsas’ q a Dilma vai criar pro Nordeste¬¬ é foda viu…

clip_image039

@ruhanadallaRuhana Dalla Costa

se o Brasil fosse uma pessoa, oNordeste seria o cu.

clip_image041

@sukarno_cruzSukarno Cruz

Alô Brasil: viva o “Bolsa-Família”! O Nordeste lembra à todos, que o “Bolsa-Família” vale mais que trabalho e produção do Sul e Sudeste.

clip_image042

@ThiAmorimThiago Amorim

RT @GiuMosena: Voto proporcional já!!! Chega doNordeste eleger o presidente do pais em troca de bolsa qqer coisa! VERGONHA BRASIL!

clip_image043

@jaimezombieJaime Zombie

Dilma… Mais uma vez o Sul e o Sudeste sustentando oNordeste, a gente trabalha e nosso imposto é usado pra fecha a boca dos nordestinos.

clip_image044

@RodrigoGalliziaRodrigo Gallizia

É, o Nordeste não FODE só Sp, FODE o Brasil… espero que esse país vá a merda

clip_image045

@KemellyPKemelly Augusto

A vitória da Dilma foi dada em maior parte pelo Norte/Nordeste, esse povo tem mesmo que morrer de fome e ser chamado de indio, porque cara..

clip_image046

@luanaeccoLuana

@Nandinhaxcx_ Bolsa Família é idiota. Graças a isso oNordeste/Norte é vagabundo, não trabalha e ganha comida na boca. +

clip_image047

@CegattiMatheus Cegatti

Nordeste por favor pague uma passagem pra que eu vá pra qualquer lugar fora do Brasil. Ja que vcs fuderam aqui.

clip_image048

@williambrandyWilliam Ap. Brandino

Desculpe, Brasil, eu fiz o que pude.. pena que existe oNORDESTE na nossa vida !!

clip_image049

@ThiagoCaetanoThiago Caetano

Querendo ou não SP AINDA é e sempre será a locomotiva dessa porra de país pagando esmola pra passa fome. Vou dormir.#nordestisto

(Eu pensei em fazer alguns comentários ironizando alguns desses tuites, mas deixei pra lá. Eles são risíveis por natureza. Só não consigo ignorar o de Rafinha Ramos, que, embora não trabalhe, está muito preocupado com o aumento da carga horária dos pais, os quais vão ter que sustentar um bando de vagabundo nordestino. Isso é que é menino consciente. Senhores pais de Rafinha, vamos aumentar a mesada do moleque que ele merece.)

P.S.: Dica de Wilson Gomes (@willgomes) para que quem tivesse interessado seguisse a palavra nordeste no Tuíter.

Sementeiras
  1. Olá Artur,

    quando vi estas manifestações no twitter, fiquei bem escandalizada.
    Por outro lado, todas as declarações depõe contra eles mesmos.

    Um BOM leitor (coisa que muita gente não é), constatou que o Serra ganhou apenas na região Sul, empatou na centro-oeste e perdeu nas 3 outras regiões. Ou seja, além de serem pessoas preconceituosas, são pessoas que devem voltar à escola antes de vomitar seu analfabetismo funcional na web, são pessoas que têm dificuldade de entender gráficos, tabelas, reportagens (se é que se deram ao trabalho de consultá-los).

    Moro no Sul, numa cidade de deu 60% dos votos ao Serra. Eu votei na Dilma… e suspirei um grande ufa quando finalmente vi o resultado das eleições.

    Acho que devemos ignorar essa gente, apenas tomando cuidado para educar quem está em tempo de ser educado.

    Essa banalidade nos xingamentos é um dos problemas na net que se estende a todos, infelizmente.

    Li uma reportagem sobre os mesários… e eles reclamavam das velhinhas e do cheiro da escola pública. Faça-me o favor.
    Espero não termos no Brasil uma geração que só olha para seu umbigo.

    • O que me consola é que a Mayara Petruzo,a twitteira que começou com todo esse inferninho, já está sendo investigada pela PF. E sim, preconceito veiculado pela internet já é considerado crime!
      “Não troque meu oxente pelo ok de ninguém!” (Ariano Suassuna)

      • Errata: “Não troco meu oxente pelo ok de ninguém!” (Ariano Suassuna)

      • Tânia, valeu pelo comentário.

        O preconceito contra o “nordestino” tem, também, como pano de fundo, o preconceito geral contra o “pobre”. Num país imensamente desigual, como o nosso, não causa surpresa esse fato. Sempre achei que a mobilidade social explodiria nosso regime de cordialidade. A cordialidade brasileira nutre-se do status quo e da manutenção da desigualdade. Foi só tocar um pouco nisso, isto é, a partir do momento em que se ampliou a dita classe C, o preconceito contra pobre, negro, nordestinos, etc e tal, voltou com força redobrada.

        O que assusta, também, é que os tuiteiros acima são jovens, provavelmente de classe média. Morrem de medo dessa massa de jovens pobres que está subindo a ladeira, ocupando um mercado de trabalho que exige qualificação profissional, antes monopólio de uma classe média bem menor e mais elitizada. Nossa cordialidade detesta igualdade de chances e de competição.

        Uma crise econômica, e o barril de pólvora explode de vez.

      • Artur, interessante esta matéria e o teu comentário. Confesso que estou perdendo a paciência para certas coisas, mas elas insistem em permanecer e quem sabe crescer. Lembrou-me, por tabela (não por relevância), do que os gerontólogos, tempos atrás, falavam de uma “guerra” futura entre gerações(jovens e velhos), quando consideravam o envelhecimento populacional. E hoje vejo algo tão antigo reinar impune entre a juventude. Tenho me admirado com a pobreza da implicação política dos jovens atualmente; procuro o movimento estudantil. Cadê? O gato comeu. Acho que daria um bom estudo. Quem sabe algum sociólogo ou psicólogo se habilite.
        Enquanto isso, segue os absurdos amenizados por quem não enxerga o preconceito, talvez, porque também o tenha. Falo de alguns comentários na matéria indicada por Ana Paula (nº5), os quais denotam um apaziguamento perigoso.
        Vamos em frente!
        Abraços.
        Magna

  2. Gente, não sei se vai dar mais tempo de usufruir dessa nova realidade brasileira porque pela lei da biologia, com o passar dos anos, é natural que o tempo que me sobra seja menor e também porque o tempo da História é naturalmente mais lento que as nossas (minhas) ansiedades. Espero, profundamente, que as novas gerações não sofram as discriminações que vivi (em nosso país), que essas atitudes , em pouco tempo, virem material de pesquisa social de um tempo que passou. Sonho? Pode ser, mas como diz Miguel Nicolelis temos que sonhar o impossível, e mesmo quando não conseguimos, só a tentativa basta para refletir no coletivo. Já chorei muito mas NUNCA comprei uma bauschlomb azul para ser mais aceita. E ví gente fazer isso. É triste. Mas essa parcela ULTRA conservadora está aí, ativa. Saber como lidar com ela é necessário, sem o uso das mesmas regras doentes que usam. Eles têm a mente reptiliana mais ativa que o neocórtex. talvez estejam em processo de extinção, ninguém no mundo aguenta mais. Mas aquilo que disse: o tempo da História é mais lento. Saber lidar com isso é ficar mais sábio.

  3. Arthur,
    Não quero soar consolador pois sei que disso o povo nordestino não precisa graças à riqueza, além de econômica, humana e cultural com que brinda nossa nação. Apenas envio meu abraço, do interior do estado de São Paulo e peço que se lembrem sempre que, assim como eu, estamos aqui aos milhões estarrecidos com a podreira que emergiu por aqui e que somos totalmente contrários a esse raciocínio sórdido, mesquinho e infundado que tem sido disseminado no pós-eleição.
    Como disse mais cedo em algum lugar: Tenho orgulho de ser nordestino mesmo não sendo.

  4. Como alguns sabem, eu não voto no PT (embora tenha votado por mais de 20 anos) e tenho minhas razões, mas envio cá de Minas minha solidariedade contra essas babaquices que acabei de ler.

    Abração.

    • Grande Edmar, uma curiosidade: fala-se de preconceito contra “nordestino”, principalmente em São Paulo. Existe isso em BH?

      • Artur, se existe algo realmente universal é a burrice, como você bem sabe.

        Mas o que eu vejo por aqui em relação aos nordestinos é infinitamente menor do que a fama de São Paulo nesse aspecto, por exemplo. Minha cunhada é potiguar e eu nunca a ouvi reclamar disso, mas ela veio para cá muito nova. Vou perguntar a ela se os familiares dela, que também moram por aqui há anos, já tiveram alguma experiência desagradável em relação a isso em BH.

        No meu meio, o máximo que vejo é um amigo cearense, que é um baita gozador e tira onda com todo mundo, ser sacaneado pelo seu cabeção.

        Abs.

      • Tenho grandes amigo mineiros e nunca vi isso por lá. Acho até que os pernambucanos são bem mais bairristas, resquício das nossas tentações separatistas? sei lá eu. O que sei é que não gosto nada da forma como a mídia apresenta o resultado da votação, como se o voto do Nordeste fosse determinante para a derrota daquele que era o seu preferido. É precedente grave pois aumenta o preconceito contra pobre, preto, mulher, nordestino e fragiliza a idéia de nação que também não é muito valorizada pela esquerda.

      • Lendo a mensagem da Maria, e relendo a minha, percebi que posso ter me expressado mal e dado espaço a uma interpretação equivocada da situação.

        O meu amigo cearense não é hostilizado ou humilhado nas ruas, por gente que ele nem conhece, em função de sua origem. A situação a que me referi são sacanagens de roda de amigos no boteco em que temos nosso happy hour, principalmente quando ele pega no pé de alguém (o que ele faz rotineiramente). Aquele papo de boteco: ele faz piada com a careca de um, o narigão do outro, o barrigão de um terceiro, e leva o troco. Era a isso que eu me referia, não sei se ficou claro de prima.

        Abs.

      • A biologia mostra facilmente a superioridade racial dos cearenses. Sua cabeça hiperbólica revela uma inteligência superior. O Centro de Craniometria Evolutiva (Cecrane) demonstrou que os cearenses chegaram ao Brasil boiando pelo Atlântico. Cearenses ancestrais viram cocos flutuando no mar, olharam-se espantados, mergulharam no oceano e seguiram nossos futuros coqueiros. Foram parar em Canoa Quebrada, a praia das praias.

        Vejam VanVan, o cientista cearense, jamais precisou nadar.

      • Ô, Artur, passo apenas para agradecer a parte que me toca, enquanto cearense. Logicamente, a parte que me toca é a ‘cabeça’.
        Apesar de correr o risco de ser perseguida pelos meus conterrâneos, vou dizer aqui nossa verdadeira origem (descoberta, inclusive, feita por um amigo): na verdade, somos ETs, preparando-se para tomar o mundo. Sorrateiramente, nos espalhamos pelo planeta Terra, chegamos de mansinho por várias frentes: humor, literatura, poesia, música, política etc etc. Quando vocês menos esperarem, os cabeças chatas tomarão o poder. Portanto, aconselho: seja amigo de um cearense antes que chegue o dia.
        Abraços.
        Magna

      • Magna!

        Eu sabia! Eu sabia que a Evolução não explicava os cearenses. São descendentes de ETs! Certamente, o homo cearensis foi resultado de experiências genéticas de alienígenas (vindos de Sirius?). Conheço dois cearenses, aqui mesmo de Intermares, que falam de abdução.

        _O cearense é um ser abduzido, Artur. Disse VanVan, o maior cearense de todos.
        _Aaah…
        _Aprendi alemão durante a minha abdução.
        _É?! Então, conte em alemão!
        _Aus (0), Eins (1), zwei (2), drei (3), vier (4), fünf (5), sechs (6), sieben (7), acht (8), neun (9), zehn (10)!

        Fiquei calado e com medo. Tenho muitos amigos cearenses. Sim, muitos amigos. Serei salvo em 2012.

      • Pronto! Lá vem Artur falar que VanVan existe novamente…

      • Pois saiba a senhora que VanVan é blogueiro, tendo um famoso blog chamado “De Sons e Tempos“.

        Vá lá e visite. Inclusive, é a prova cabal de que os cearenses são extraterrestres e… psicodélicos!

      • Mas blog não é sinônimo de existência. A blogueira evangélica mais famosa da internet a Cleycianne é uma personagem de um jornalista.
        Só acreditarei em Vanvan quando eu o conhecer pessoalmente, isso se meus sentidos não me enganarem…
        hahahaha

      • Por que a descrença, Ana Paula? Que informação estou perdendo? Acaso Van Van seria a versão cearense do Artur? Hummm…sei não, Ana Paula, minhas antenas, ops, digo, minha intuição fala que Van Van existe. Já acredito piamente.
        Também, confesso, sou meio aluada, às vezes, herança de tempos remotos.
        Abraços.
        Magna

      • Bem lembrado… por onde anda V@nV@n e suas arrobas psicodélicas?

      • Ana, vc é anticartesiana; assim, não vale. “Tenho blog, logo, existo” — é o fundamento da blogosfera.

      • Diante da dúvida cartesiana de Ana Paula, resta a mobilização dos… crentes(?)

        V@nV@n – Eu acredito!

      • Yo no credo en VanVans, pero que los ay, los hay!

      • Além desse amigo eu tenho um ramo da família no Ceará. Sera que rola nepotismo entre descendentes de ET’s? É minha única chance em 2012, ou só me restará uma carta de recomendação do Van Van (eu acredito !!).

      • Edmar, ficamos aguardando ordens superiores, não podemos ainda nos pronunciar quanto aos poupados. Mas não se estresse não, Van Van falando, tá falado. A propósito, não foi de Sirius não, Artur, somos proibidos de dizer a origem real, além de sofrermos de um pouco de amnésia, devido a densidade da atmosfera terráquea. Você imagina que só agora estou a lembrar vagamente de uma espaçonave a frente da minha, cujo barulho – apesar do vácuo – nomeou o seu piloto? Era, portanto, Van Van. Não tive a oportunidade de vê-lo pelo meu retrovisor, fiquei bem atrás na partida…coisa de mulher prudente que não quer ter fama de “barbeira”.
        Enfim, amigos, “atennicustacoma”. Traduzindo: inté.
        Abraços.
        Magna

      • De fato, foi covardia minha utilizar um argumento cartesiano se nem eu mesma creio nele. Mas não resisti… A melhor resposta até agora foi a de Cynthia “Yo no credo en VanVans, pero que los ay, los hay!”
        VanVan ainda me parece um amigo imaginário de Artur, mas se todos creem que ele exista quem sou eu pra duvidar!

  5. Gostei da análise desse blog http://www.mundotecno.info/destaque/o-dia-em-que-o-preconceito-tomou-conta-do-twitter

    Coloco aqui pontos que considero os principais:

    Ontem, dia do resultado das eleições presidenciais, que deveria ser um dia de festa da democracia, ficou marcado como um dia em que o preconceito e o ódio tomou conta do Twitter, tão popular que é no Brasil. Um dia em que os Nordestinos foram tratados de forma altamente discriminatória. Um dia para não ser esquecido.

    No Brasil, é muito comum se escandalizar com preconceito contra negros e gays. Casos assim ocupam páginas de jornais, provocam discussão e tem o tratamento que merecem ter. Mas, infelizmente, ainda existe o preconceito com relação à região de procedência, que é algo ainda pouco levado a sério e divulgado pela imprensa. E é algo que me assusta pela proporção com que tem crescido.
    (…)

    Para quem não sabe, isso dá cadeia. Quem diz é a lei 7.716, de 1989, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente. A lei afirma:

    Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

    Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
    Pena: reclusão de um a três anos e multa.

    § 2º Se qualquer dos crimes previstos no caput é cometido por intermédio dos meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza:
    Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.

    § 3º No caso do parágrafo anterior, o juiz poderá determinar, ouvido o Ministério Público ou a pedido deste, ainda antes do inquérito policial, sob pena de desobediência:

    I – o recolhimento imediato ou a busca e apreensão dos exemplares do material respectivo;
    II – a cessação das respectivas transmissões radiofônicas ou televisivas.
    III – a interdição das respectivas mensagens ou páginas de informação na rede mundial de computadores.

    O preconceito tem que ser divulgado, não pode simplesmente ser aceito ou ignorado. O preconceito é crime e deve que ser tratado como tal. Não é porque uma pessoa nasceu em outra cidade, outro estado, outra região que será menos capaz do que você. Somos todos brasileiros, apesar das diferenças regionais.

  6. O que eu acho engraçado é que o povo do Sul esquece que o Brasil nasceu no Nordeste, preferencialmente na Bahia então todos somos da mesma raça, deixem de bobeiras e vamos seguir em frente com todo amor e carisma que tem nosso país, sou Nordestina de nascimento e temos que procurar viver de forma fraterna não levamos nada disso que acontece aqui nesta terra.
    Peço paz e que as pessoas não se aproveitem de tudo isso para começar uma guerra sem necessidade,vamos em frente Brasil temos muito o que fazer nesse país.
    Que a paz de Deus reine em cada coração de todo povo brasileiro.

  7. Me lembro que há mais ou menos 10 anos ouvir da boca de um norte americano a frase,”O Brasil vive o mito da democracia racial”.Não acreditei,pois foi dificil entender porque por onde eu passava às pessoas me tratavam como igual. Logo depois entendir que esse gesto era uma máscara, chamada de um bom relacionamento,uma farça para esconder o racismo, o nojo que sentiam por negros e indíos.
    Agora sabemos, de verdade que o Brasil assume sua cara, racista.Mas, o masi interessante é que o sul não fala pelo Brasil. E se falasse, penso eu, sem nenhuma comprovação empírica, que nem todos do Sul seja neonazista na roupagem de racista.vivemos em uma adolescentes democracia, eu uma liberdade na fase de criança. Por isso precismaos fazer duas coisas:1ª investir na educação,mas não é só a educação da escrita,leitura e raciocínio lógico matemático, mas na valorização do respeito a diferença cultural; de valorização do diálogo enrte raças e valorização pela sensibilidade do ser humano, buscando assim a convivênvia independente da cor.2ª O Ministério Público, a OAB, Polícia Federal devem punir os racistas, mesmo porque racismo no Brasil é crime sem pagamento de fiança.
    O sul só não responde pelo Brasil,nele existe pessoas desvestidas da doença do racismo reforçada pela ideia superior de raça, conhecida comoa a ariana, ideologia de origem nazista do tempo de Hitler, qual mator masi de 6 milhões de pessoas, entre elas negros e judeus.

  8. SE NÂO EXISTE OS ARTISTAS OS ESCRITORES,COMPOSITORES E CANTORES NORDESTINOS
    E SUDESTE AINDA ESTAVA NO PAGODE,TEM UNS VERSOR DO PAGORES QUE SÀO GENIAIS
    COMO AQUELA :

    LA LA LA LAIA,MAIS UMA VEZ.

  9. ATENÇÂO! MAYARA PETRUSO VAI SAIR NA PLAY BOY < OU NO GLOBO RURAL,È UMA GRANDE VACA.

  10. Peço desculpas se causei algum mal-estar pois, certamente a idéia não era essa. Não me retrato aqui por “medo” mas sim por ter visto de fora o quanto talvez até sem idéia do ato eu possa ter contribuido com algum ato errôneo contra qualquer raça.

    Fui levado a um sentimento de “birra” também por ver ofensas caindo sobre SP e seu povo.

    Peço a aqueles que lêm agora este comentário e que de alguma forma se sentiram lesados por minhas pífias palavras aceitem meus sinceros pedidos de desculpas.

    Thiago Caetano

    • Foi terrível, o que vc disse. Inominável. O que a torcida da Coisa tem a ver com toda essa confusão, afinal de contas? Nesse momento, os federais batem na sua porta.

      O que vc disse mesmo?

      • Thiago Caetano

        Bom, em momento algum citei raça alguma, apenas fui infeliz em meu comentário. Não tenho nada contra raça alguma, mesmo porque minha familia também começou como imigrante nesse país…

        Nada mais posso fazer do que mais uma vez pedir desculpas pelo erro.

      • Vc não falou da Coisa, que deveriam estar na série C?! Que se deveria jogar um peido-de-véia na Ilha do Retiro?! Não foi isso? Calma, calma, falar mal da Coisa é uma arte; aos poucos, vc conseguirá, mas foram palavras duras…

      • Thiago Caetano

        Sim, concordo, palavras duras e infelizes que certamente não condizem com o grau intelectual de um ser considerado civilizado.
        Estou mal com o fato, mesmo porque a avó de minha noiva é baiana e quando ela (minha noiva) não ficou feliz com o que eu disse tomei ciencia do ato.

        Minha intenção não foi mesmo ofender ninguém e sim, foi uma daquelas bobagens que falamos sem pensar.

      • Thiago o seu perfil no twitter está sob investigação? Pergunto porque o da Mayara Petruso e vários outros perfis, que cometeram o mesmo crime, estão agora sendo investigados pela Polícia Federal.

      • Thiago Caetano

        Não, não sou do tipo de ficar fazendo ofensas. Meu perfil no twitter se resume a coisas do cotidiano e links da internet.

        Se está sob alguma investigação não fui informado do fato.

  11. O que estes patéticos senhores que bradam aos quatro ventos que São Paulo é a locomotiva do Brasil esquecem é o fato puro e simples de que uma locomotiva não tem razão de existir, se não houverem vagões atrelados.
    Se esquecem de que boa parte do que eles produzem necessita, de forma vital, de nosso mercado consumidor..
    Ah! E ainda tem o fato de São paulo ser a maior cidade demograficamente nordestina do país.

    Adoro São paulo e sua gente mas, como aqui e em todo lugar do mundo, infelizmente, não faltam imbecis.

Deixe um comentário