Acompanhe o RSS: Artigos | Comentários | Email

Gangsterismo

3 comentários

O PT é isso, é aquilo. É totalitário, comunista, chavista, bolivariano, castrista, Foro de São Paulo, coreano do Norte, o escambau. Ah, sim, tem o problema moral, claro: é o único corrupto, antirrepublicano, responsável pela depravação dos hábitos, pela devassidão, pela imoralidade, e por aí vai. Tudo isso.

Mas quem fez esse vídeo do medo foi o PSDB:

Imagem de Amostra do You Tube

A atualização da linguagem do Golpe de 64, nesse momento atual da democracia brasileira, é gangsterismo político.

Lembro que já alertava, no blog, que 2010 seria pesado. Está sendo. Não estou histérico a ponto de pensar que estão tramando algum golpe — inclusive, por enquanto, não há correlação de forças para tal. O que me incomoda é o mimetismo, na linguagem, do golpe. É a vulgaridade da luta política, demonizando o adversário; o discurso perigoso do “vamos salvar a democracia”. Depois dessa eleição, espero que a oposição seja repensada, a mídia, despartidarizada e a direita, reciclada (e, claro, a esquerda se republicanize — existe o verbo “republicanizar”; é só conjugá-lo). Mas não sou otimista a ponto de pensar que a democracia brasileira, do ponto de vista institucional, é sólida — ainda não é; avançou, mas apresenta vários problemas.

Não há golpe, agora. Porém, e depois?

Tenho receio do acirramento pós-eleição. A hipótese Honduras precisa ficar apenas no cérebro de doidivanos da Veja e de milicas de pijama — ampliou o círculo, estamos ferrados.

Torcedor
  1. o PT é o cu.
    Eu tenho imenso constrangimento de um dia ter sido petista

Deixe um comentário